DEPRESSÃO SAZONAL: o que é e como prevenir

A chegada dos dias mais frios, tempo mais nublado e com noites mais longas afetam nosso emocional. Apesar de no Brasil atingir com menos intensidade, alguns estados do sul e sudeste sofrem com os efeitos.

A chamada depressão sazonal de inverno (ou transtorno afetivo sazonal) é causada por ficarmos mais isolados nessa época, dentro de casa, e pela pouca luminosidade, que causa mudanças na melatonina, hormônio liberado pelo cérebro durante a noite e inibido pela manhã, quando o sol nasce.Com essa alteração, nos sentimos mais cansados, irritados. Além disso, atrapalha a fixação da vitamina D, que atua no combate a depressão.

PREVENÇÃO: alimentação equilibrada, rica em alimentos que melhorem o humor, como:

Triptofano e ômega-3: peixe, frutos do mar, ovo, castanha, amendoim, ervilha, abacate, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, aveia, chocolate amargo;
Cálcio: leite e derivados;
Magnésio: chocolate, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, abacate e banana;
Vitaminas do complexo B: espinafre, couve manteiga, leite e derivados, fígado, frango, ameixa e melancia;
Vitamina C: acerola, goiaba, abacaxi, laranja, limão, tangerina, amora, framboesa;
Fibras: frutas, vegetais e sementes como chia, linhaça e gergelim.

Além disso, procure manter sua agenda ocupada, saia, convide os amigos para sair, mesmo que o tempo fechado chame para ficar em casa. Dentro de casa, ilumine bem o ambiente e saia um pouco da frente da tv e tente atividades diferentes, como artes manuais, culinária ou arte. Quem sabe não descobre um talento escondido?

A NATUROPATIA alivia os sintomas da depressão. Quer saber mais? Agende seu atendimento:

📲 Whatsapp (51) 99114 4065
📧nara@narahirschland.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *